Bahia

Bahia termina 2023 com saldo de 71,9 mil empregos formais

Dados do Novo Caged foram divulgados nesta terça (30/1). Estado teve 883,6 mil contratações e 811,7 mil desligamentos nos 12 meses. País fecha ano com 1,48 milhão de vagas com carteira assinada

Bahia terminou o ano de 2023 com um saldo de 71,9 mil empregos com carteira assinada. Ao longo dos 12 meses, foram 883,6 mil admissões e 811,7 mil desligamentos. Os dados do Novo Caged foram atualizados nesta terça-feira, 30 de janeiro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
 

O saldo do estado é o maior da região Nordeste. O resultado foi positivo nos cinco setores da economia baiana avaliados pelo Novo Caged. O saldo foi de 47.795 nos Serviços, 14.900 no Comércio, 6.002 na Agropecuária, 2.479 na Indústria e 748 na Construção.
 

Na divisão por municípios, Salvador foi a cidade que mais gerou oportunidades de emprego formal no estado em 2023. O saldo foi de 18.098 vagas com carteira assinada na capital do estado. Na sequência aparecem Lauro de Freitas (10.711), Feira de Santana (6.138), Luís Eduardo Magalhães (2.316) e Vitória da Conquista (1.978).
 

No estado, os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (+41.990). Baianos com ensino médio completo foram os principais atendidos (+72.526) com as vagas. Jovens entre 18 e 24 anos também são o grupo com maior saldo de vagas: 62.243.
 

NACIONAL — No país como um todo, o saldo de empregos formais foi de 1,48 milhão de vagas com carteira assinada em 2023, resultado de 23,2 milhões de admissões e de 21,7 milhões de desligamentos.
 

O saldo positivo foi registrado nas cinco regiões e nas 27 unidades federativas, segundo os dados do Novo Caged (confira infográfico). A região com maior número de empregos gerados foi a Sudeste, com saldo de 726,3 mil vagas criadas ao longo do ano.
 

É também no Sudeste que estão os três estados com maior número de vagas com carteira assinada geradas no ano. São Paulo terminou 2023 com saldo de 390,7 mil vagas, seguido por Rio de Janeiro (160,5 mil) e Minas Gerais (140,8 mil).

Ivanildo Bastos

Ivanildo Bastos é comunicador, radialista e locutor, atualmente cursando Jornalismo. Licenciado em Biologia, atua como repórter da Criativa On Line há 22 anos, destacando-se pela experiência, dedicação e compromisso com a informação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo