Esportes

Bahia terá 19 atletas representando o estado em competição nacional

Quinta etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas será disputada neste final de semana

Com vários destaques, a delegação da Bahia viaja nesta quinta-feira, 18, com 19 atletas para disputar o Campeonato Brasileiro Interclubes e da Copa do Brasil, ambos de água abertas, nos dias 20 e 21 de agosto, em Palmas, no Tocantins.

A competição nacional, válida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), será a quinta etapa no ano, totalizando sete etapas em 2022.  Com 19 dos 147 nadadores da competição, a Bahia é um dos estados mais representados na competição. As provas de 2,5km, da Copa Brasil de Águas Abertas, e 7,5km, do Campeonato Brasileiro serão realizadas no sábado, 20, enquanto as de 5km, de ambos eventos, serão no domingo, 21. Todos os atletas disputarão uma prova em cada dia

Entre os atletas que representarão o estado nas águas tocantinenses, estão Marcus Vinicius Carmo, 15, e Raul Lessa, 36. Os nadadores de Porto Seguro e Salvador, respectivamente, terão suas passagens concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por causa dos seus resultados anteriores. 

Marcus Vinicius atualmente faz parte da Seleção Brasileira nas categorias 2007/2008 após chegar na 2º colocação da última etapa do circuito nacional, em junho. Ele vai disputar o Mundial Junior de Águas Abertas no mês de setembro, nas Ilhas Scheycelles, na África. Além disso, o atleta ainda acumula resultados estaduais, como a conquista da categoria infantil II no Campeonato Baiano de Águas Abertas de 2021. 

Após ser eleito o melhor atleta baiano na categoria adulto em 2020 e 2021, Raul está entre os cinco melhores nadadores da categoria absoluto no Campeonato Brasileiro. Ele também foi 4º colocado no geral na última Travessia Itaparica x Salvador, tradicional prova da maratona aquática baiana. 

A delegação da Bahia ainda é composta por outros destaques da modalidade no estado. As atletas Amanda Mello, 17, Ana Clara Guerra, 17, e Victória Beatriz Rosário, 14, estão nas melhores posições das suas categorias e integram o programa Bolsa Esporte, oferecido por meio da Sudesb. Além delas, mais cinco nadadores recebem apoio do governo estadual, através do programa de incentivo FazAtleta, também da Sudesb, são eles: Claudine Tekes, 19, Eduarda Jorge, 22, Eduardo Mustafa, 14, Luisa Sugimoto, 12, e Ronaldo Sánchez, 20.  

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo