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Bahia cresce 3% em julho e interrompe série negativa no consumo nas classes C e D

§ Impulsionado pelo Norte e Nordeste, consumo das classes C e D cresceu 5% no Brasil em julho

O cenário de retração em 2021 no consumo nas classes C e D mudou, e a Bahia fechou julho com um crescimento de 3% ante o mês anterior. O resultado encerra a série negativa de junho (-1%), maio (-3%), abril (-3%) e março (-10%) e fevereiro (-18%). Os dados são da pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, realizada mensalmente e com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D. No levantamento nacional, a pesquisa apontou crescimento de 5%.

Os principais setores que apresentaram alta na Bahia foram Companhias Aéreas (52%), Rede Online (17%), Combustível (17%), Supermercado (12%), Restaurantes (10%), Hotéis e Motéis (9%), Drogaria e Farmácia (9%) e Transportes (5%). Recuaram os gastos com os setores Automóveis e Veículos (-10%), Telecomunicações (-7%) e Serviços (-6%).

Em relação aos três estados do Nordeste avaliados pela Superdigital, o resultado da Bahia foi inferior ao desempenho do Ceará, com crescimento de 10% e de Pernambuco, 7%. Ambos vinham de retrações também em junho, em relação a maio, de 3% e 1%, respectivamente.

Quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado positivo total foram Norte (23,5%) e Nordeste (8,5%). O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%.

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. “Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.

Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.

Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Jul21_Estados.pdf

Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.


Kauê Diniz
(81) 98848 0876
Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Pará/Amapá/Espírito Santo

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