
São Miguel das Matas foi o terceiro município do Vale do Jiquiriçá visitado neste sábado (18) pelo governador Jerônimo Rodrigues, que inaugurou uma série de obras, fez diversas entregas e anunciou investimentos. Destaque para a reforma e pavimentação da BA-539. Com 24,6 quilômetros de extensão e um investimento de mais de R$ 38 milhões, a obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vai melhorar a mobilidade entre os municípios de São Miguel das Matas e Laje até o entroncamento da BA-026.
A Secretaria da Saúde (Sesab) realizou diversas entregas, que totalizaram R$ 1 milhão. Fazem parte desta lista uma ambulância; uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); um veículo administrativo; quatro kits odontológicos; quatro kits para UBS) e um raio-X com processadora para o Hospital Ademário Vilas Boas. Também houve espaço para o Dia D de Multivacinação.
Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água nas localidades de Engenho Velho e Tabuleiro da Santa terão acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades diárias dos 375 moradores. Para isso, foi entregue o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água que vai beneficiar essas comunidades. O valor destinado chega a R$ 1 milhão.
Houve a entrega de um trator, com implementos agrícolas para a Associação Comunitária dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e 50 barracas de feira livre para Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade do Arco Verde e São Sebastião. O aporte nesta ação ultrapassa os R$ 300 mil.
Além das entregas, o governador autorizou a municipalização e reforma do Hospital Ademário Vilas Boas; o projeto para asfaltamento da sede até o povoado Corta Mão; a reforma da ponte entre São Miguel das Matas e a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima; projeto para construção de mercado da feira livre; a reforma de quadra poliesportiva; a extensão da rede de iluminação pública das Casas Populares Alto de São Miguel até a Rua São Roque; a extensão da rede de iluminação pública nas proximidades da Escola Humberto Castelo Branco até a Empacotadora Grãos Duvalle; e a extensão da rede de iluminação pública da Escola Municipal Isa Marta até a Mercearia Senhor Sizinho.
Ivaneuza Pinheiro, mais conhecida como Vaninha e presidente da Câmara de São Miguel das Matas, ressaltou a relevância da presença do governador Jerônimo Rodrigues no município. Segundo Vaninha, a aproximação entre o governo estadual e a administração municipal é essencial para garantir obras e melhorias que beneficiem a população local, como geração de empregos e ampliação da saúde. Ela elogiou o prefeito Baleia pela articulação com o governo e reforçou que o foco agora deve ser somar esforços em prol do desenvolvimento da cidade, destacando a importância de políticas e ações que melhorem a vida dos cidadãos miguelenses.
A prefeita de Laje, Jaci Reis, comemorou um dia marcante para a cidade com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, destacando a entrega de importantes obras e benefícios à população. Entre os destaques estão a entrega da BA-539, que liga Laje a São Miguel das Matas, a reabertura do centro cirúrgico, melhorias em segurança e o asfaltamento da Rua da Linha. Jaci Reis ressaltou ainda a expectativa por futuras entregas, como a obra do campo de Engenheiro Pontes, reafirmando seu compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do município e pelo bem-estar dos lagistas.
O Tenente Coronel PM Alex Rêgo, Subcomandante do CPR-Recôncavo, acompanhou a visita do governador Jerônimo Rodrigues às cidades de Amargosa, Laje e São Miguel das Matas, oferecendo suporte às agendas e reforçando a segurança da região. Alex destacou o novo desafio em sua carreira, agora com responsabilidades ampliadas como subcomandante regional, e ressaltou a importância do trabalho conjunto com as comunidades e autoridades locais para promover desenvolvimento e segurança no interior da Bahia.
O diretor-presidente da CAR Bahia, Jeandro Ribeiro, destacou importantes ações em São Miguel das Matas autorizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Entre elas, a elaboração do projeto do mercado municipal, a reconstrução da ponte na comunidade de Fátima, o repasse de um trator com implementos e 50 barracas para associações de agricultores, além do projeto “Parceiros da Mata”, que beneficiará 10 comunidades rurais, promovendo melhorias na atividade econômica local e inclusão socioprodutiva das famílias. Essas iniciativas reforçam o compromisso com o desenvolvimento regional e a valorização da agricultura familiar.
O vereador Robert Brito destacou a importância histórica da visita do governador Jerônimo Rodrigues a São Miguel das Matas, lembrando que desde o início apoiou o projeto do governador para a Bahia. Brito ressaltou que os investimentos realizados não pertencem a nenhum grupo político, mas sim à população da cidade, e comemorou a realização de promessas de campanha que estão transformando a realidade local. Segundo o vereador, as ações do governo reforçam o compromisso com o desenvolvimento de São Miguel das Matas, garantindo avanços que beneficiam toda a comunidade.
O deputado federal Neto Carleto destacou a importância da agenda do governador Jerônimo Rodrigues em São Miguel das Matas, enfatizando que as ações realizadas contaram com emendas de seu mandato. Entre os principais anúncios, Neto ressaltou a municipalização do hospital local, que receberá novos equipamentos e veículos para melhor atender a população. Além disso, foram entregues melhorias em infraestrutura, como estradas, quadras e praças, reforçando a parceria entre governo e prefeitura para promover desenvolvimento e qualidade de vida aos moradores da cidade.
O Diretor do NTE 09, Wiliams Pânfile, destacou a intensa agenda do governador Jerônimo Rodrigues no Vale do Cris, que começou cedo em Amargosa, seguiu por Laje e chegou a São Miguel das Matas. Segundo Pânfile, as ações contemplam grandes entregas na educação, incluindo escolas em Amargosa e São Miguel, além do anúncio da ampliação de novas unidades escolares. O diretor ressaltou a importância desses investimentos para o fortalecimento da educação regional e o compromisso do governo com o desenvolvimento do território.
Durante visita a São Miguel das Matas, o governador Jerônimo Rodrigues destacou sua ligação pessoal com o município e reafirmou o compromisso de levar investimentos e obras que beneficiem a população local e cidades vizinhas. Entre as ações anunciadas estão a entrega de ambulâncias, tratores, barracas e a elaboração de projetos para reforma do hospital municipal, ampliação da conectividade asfáltica e melhorias em escolas e espaços esportivos. Jerônimo Rodrigues também reforçou a importância do respeito às instituições e à política local, ressaltando que seu foco é o desenvolvimento da cidade e da região, sem vincular obras a interesses eleitorais, e agradeceu à receptividade da população e da imprensa.
