Colunas

Animais de estimação sofrem muito mais como fumantes passivos do que humanos

Com o olfato mais apurado, substâncias tóxicas acabam sendo muito mais nocivas à saúde dos pets

Inalar ou tragar fumaça provinda de cigarros ou narguilés não é um ato saudável para nenhuma espécie, mas quando se trata de animais de estimação o contato acaba sendo muito mais prejudicial para a saúde, podendo causar problemas respiratórios, doenças nos olhos e até câncer.

É importante que tutores se atentem em não fumar na presença dos pets e, quando não for possível evitar, deixar o ambiente o mais arejado possível. De acordo com a doutora Natália Gouvêa, veterinária da clínica Soft Dogs e Cats “Os animais de estimação, assim como os humanos, também podem se tornar fumantes passivos, no entanto, nessas ocasiões, as consequências são bem mais graves e rápidas”.

O cuidado com as bitucas também deve ser redobrado, pois quando ingeridas passam a apresentar riscos para a parte digestória do animal, podendo causar vômito e diarreia. “Isso sem considerar as doenças mais simples como as alergias e as irritações oculares”, comenta a veterinária.

“Os animais domésticos, por estarem sempre se lambendo, absorvem muito mais as substâncias tóxicas do cigarro, por isso é muito importante retirá-los desse ambiente, manter as vacinas e consultas em dia e, é claro, reduzir o uso de cigarros, tanto para a saúde do pet quanto para a do tutor”,finaliza a doutora Natália.

Sobre a Soft Dogs e Cats

A Clínica Soft Dogs e Cats está localizada no bairro de Moema e é administrada Natália Gouvêa, veterinária e especialista em fisioterapia e nutrição animal. A clínica conta com diversos serviços, como banho e tosa, pet shop, centro veterinário, day care, fisioterapia e reabilitação, hotel, natação, exames laboratoriais e de imagem. Entre as especialidades, a clínica possui dermatologia, oftalmologia, fisioterapia, nutrição e acupuntura e ainda oferece um amplo espaço para atividades, como recreação, aula de natação e hotel para cães e gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar