Colunas

Fique atendo, pois, a limentação pode auxiliar na imunidade no clima frio

Especialista em Nutrição da Unime apresenta dicas para manter o cardápio saudável na época de temperaturas baixas

As baixas temperaturas exigem mais do metabolismo do corpo, que tende a acelerar para gerar calor no clima frio e seco. Com isso, a sensação de fome é mais constante nesse período; fazemos menos atividade física e o organismo necessita de alimentos com teor calórico moderado para manter a produção de energia; e ricos em nutrientes, para garantir a imunidade contra doenças típicas das estações mais geladas do ano. Especialistas recomendam cuidados na hora de montar um cardápio para conservar a saúde e fugir de opções gordurosas.


De acordo com a docente do curso de Nutrição da Faculdade Unime Lauro de Freitas, a coordenadora Tassara Moreira, o aumento no apetite é considerado comum. “É normal sentir mais fome nesse período mais frio; nosso corpo fica mais lento e fazemos menos atividade física; a questão é que precisamos considerar as opções mais saudáveis para manter a qualidade de vida e funcionamento do organismo”, alerta a nutricionista. “Esta alimentação exagerada pode se prolongar e gerar outros problemas futuramente, como aumento de peso, resistência insulínica, dislipidemias, entre outros problemas”, completa.


Para esta época do ano, a especialista recomenda as variedades de sopas e cremes com base em legumes e verduras e os carboidratos de boa qualidade, presentes na mandioca, na mandioquinha, cenoura e na batata doce. “Há uma disponibilidade de sopas industrializadas e ricas em gorduras e conservantes. Mas, apesar da praticidade, o consumo precisa ser evitado e moderado. Fazer as preparações em casa, com tipos variados de legumes e verduras é mais apropriado, pois teremos um teor muito maior de nutrientes. Aqui vale a máxima:” desembale menos e descasque mais”, aconselha.


Inserir gorduras de boa qualidade na dieta também é uma sugestão para aumentar a saciedade. Frutas da época, como o abacate, podem ser interessantes para o cardápio diário, e as oleaginosas, como as castanhas, as nozes e as amêndoas são ricas em vitamina E, capaz de auxiliar na eliminação de nossos radicais livres, contribuindo assim no manejo das inflamações e aumento da resistência contra infecções. “Estas sementes possuem, em sua composição, gorduras boas e podem ser consumidas diariamente em pequenas quantidades. Um dos exemplos é o azeite de oliva extra virgem, que pode ser utilizado no lugar do óleo de soja” recomenda Tassara Moreira.


IMUNIDADE

O clima frio é propício para o surgimento de doenças típicas da temporada e a alimentação pode auxiliar na prevenção e combate desses problemas estacionais. Uma dieta com a inclusão de alho, gengibre e mel, em doses moderadas, pode melhorar a imunidade. Esses ingredientes ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, contribuem para limpeza do muco das vias aéreas e reduzem o risco de inflamações.

As frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, são ricas em vitamina C, e fortalecem o sistema imunológico, então podem ser consumidas diariamente.

UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo