CidadesDestaqueUbaíraVale do Jiquiriçá

Agricultores de Ubaíra vendem produção para o PAA mais uma vez

Agricultores e agricultoras familiares do município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, comercializam desde o mês de abril de 2021, alimentos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

No mês de setembro, mais de 13 toneladas de produtos fizeram parte da cesta de alimentos entregue a famílias em vulnerabilidade social, inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Ubaíra.
No município o programa é executado pela Prefeitura Municipal de Ubaíra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, gerida pelo secretário Cláudio Saldanha, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a qual tem Soane de Oliveira, como secretária gestora da pasta.

Na Bahia, as ações do PAA são desenvolvidas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), em parceria com a SDR, via equipes técnicas da Bahiater e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Ainda, existe a participação do Ministério da Cidadania, responsável pelo gerenciamento do sistema e financiamento das compras. O programa é gerido em conjunto com os municípios, que fazem a gestão das Centrais de Distribuição e a destinação dos produtos ao público-alvo.

Em Ubaíra, o cadastro dos agricultores e a compra dos alimentos são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrícola de Ubaíra, que efetivou o Programa para acontecer no município. Já a entrega dos kits de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Ao todo, desde do início da implantação do programa em Ubaíra, no mês de abril, foram produzidos e adquiridos pela prefeitura mais de 35 toneladas de alimentos.

São 38 agricultores familiares beneficiados com a venda direta de seus produtos para o programa, o que torna necessária a contratação de mais mão de obra para ajudar no plantio e colheita de um volume maior de legumes, verduras, hortaliças e frutas.

Os agricultores beneficiados pelo programa são todos de Ubaíra, das localidades da Sapucaia, Cachoeirinha, Lagoa do Boi, Comum da Carlota, Boqueirão da Colônia, Riacho do Meio, Mucuri, Água Branca, Água Sumida, Riacho de Areia, Boca da Mata, Gramagô, Duas Barras e Oitis.

A agricultora Edilândia Santana Escórcio, da comunidade de Lagoa do Boi, conta que antes eles produziam os alimentos, mas quando vendiam era para os atravessadores que não pagavam um valor justo. Ela conta ainda que a comunidade já percebe os benefícios do PAA em Ubaíra: “Entregamos a produção e recebemos um valor justo por cada produto. Isso traz renda pras comunidades, gera emprego e incentiva a produção”.

O Programa de Aquisição de Alimentos possui a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Em Ubaíra existem cerca de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e beneficiadas com a entrega dos kits.

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: