AmargosaPublicidadeRêconcavo BaianoSanto Antônio de JesusVale do Jiquiriçá

Gastropediatra na Clínica Médica da Família Viver kids

Cuide da saúde do seu filho. Agende uma consulta para Gastropediatra na Clínica Médica da Família Viver kids.

Intolerância à lactose

A intolerância a lactose (ou hipolactasia) resulta da inabilidade do organismo humano em digerir o açúcar LACTOSE. Isso ocorre quando há uma redução na produção da enzima lactase pela mucosa do intestino delgado.

🍇🍉🍊Quando a lactose não é adequadamente degradada, ela é digerida pelas bactérias comensais do intestino, gerando gases, distensão, cólicas e, em alguns casos, náuseas e diarréia. Na maior parte dos casos, nem o médico, nem o paciente identifica a relação direta entre os sintomas e consumo de leite e derivados.

🍊🍉A diminuição da produção dessa enzima pelo intestino ocorre com o passar dos anos, sendo mais freqüente na raça negra e amarela do que na raça branca. No mundo, apenas 1/3 da população adulta possui a habilidade de digerir o leite de vaca. Os demais apresentam algum grau de intolerância a esse açúcar, variando entre moderada e intensa hipolactasia.

É importante entender a diferença entre intolerância e alergia / sensibilidade. A Intolerância é uma reação do organismo que envolve a digestão do açúcar lactose, sem participação do sistema imunológico. A alergia ou a sensibilidade é a resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento, geralmente proteínas.

Recentemente chegou ao Brasil O PRIMEIRO TESTE RÁPIDO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE: uma amostra de biópsia do duodeno é obtida durante a realização da endoscopia digestiva. Essa amostra reage, em 20 minutos, com soluções de enzimas, mudando a coloração dependendo da quantidade de lactase. É um teste rápido, muito sensível e específico e pode ser realizado em pacientes de qualquer faixa etária. 
.
.
Agende sua consulta!
☎️ 75 3632 2795
📲 75 98804 0426 WhatsApp

.
Somos Viver e Vamos Cuidar de Você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar