AmargosaCidadesColunasVale do Jiquiriçá

A relação de trabalho e a pandemia, pelo MBA Kiko Biancardy

Texto de Kiko Biancardy - MBA em gestão empresarial

A crise atual tem sido o maior desafio para muitas empresas. Além de lidar com questões de marketing, contábeis, logísticas, finanças, entre outras competências durante a Pandemia do Covid-19, os empresários têm buscado ações pertinentes para garantir os contratos e o bom relacionamento com seus funcionários.

A gestão de pessoas não é fácil no mundo dos negócios. O conhecido RH, deixou de ser prática apenas do departamento pessoal e passou a fazer integração com todas as atividades. A gestão de benefícios, treinamento e desenvolvimento, planejamento de carreira e outros pilares dos subsistemas de RH, passaram a ter mais atenção entre os gestores para a tomada de decisões nas relações com colaboradores.

Para tanto, todo trabalho vem se fragilizando, a tendência que a Pandemia alcança as organizações. As determinações de isolamento afetam o desenvolvimento do comercio gerando prejuízos e a conta sendo paga através do empregador e empregado.

Enquanto que alguns segmentos vivem momentos de expansão nesse cenário atual, como a educação a distância, streaming, e-commerce e serviços hospitalares outros seguem a decadência das vendas e a queda na prestação de serviços como os setores de hotelaria, moda e variedades. E nesse colapso, todos estão perdendo expectativas, credibilidades, estão mais vulneráveis e perdendo espaço na praça.

Estão acontecendo demissões em massa em todo o país. Para evitar, organizações apostam pelo afastamento parcial do funcionário, redução do salário e corte da cesta básica entre acordos individuais. Outras, devido aos prejuízos, estão tomando decisões drásticas de corte de pessoal quando as medidas de manutenção já não são suficientes.

Algumas iniciativas estão ajudando empresários a apoiar os colaboradores. O trabalho remoto torna-se um benefício para reduzir custos e melhorar a qualidade de vida, uma vez que, o trabalhador pode exercer sua atividade de qualquer lugar. O home office também pode ser uma alternativa para atender a demanda facilitando a continuação dos serviços e reduzindo as despesas. Muitos sócios têm se amparado na Medida Provisória 936/2020 que prevê a redução ou suspenção da jornada e dos salários durante a crise. A medida permite que as empresas mantenham suas operações ativas, os empregos garantidos sem perda de remuneração e o governo contribui com valores parciais de acordo com a redução da jornada laboral.

A participação do trabalhador tem sido crucial. Tenho visto inúmeros esforços de pessoas que vestem a camisa e correm a luta para manter vivo o valor das empresas no mercado. Estão quebrando posturas de donos de funções e colaborando com seus serviços em outras áreas e ao mesmo tempo usando a criatividade para inovar com ideias revolucionárias no enfrentamento da guerra dentro da gestão.

Empreender e fazer parte de um empreendimento em um momento tão complexo é desafiador. A consciência nesse momento é a chave para o sucesso e a colaboração de ambas as partes pode promover um resultado promissor.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo