CidadesSalvador e RMS

Salvador sedia Semana da Produção Orgânica da Bahia

Começou, nesta quinta-feira (30/06), a IV Semana de Produção Orgânica da BahiaQualidade e Saúde: do plantio ao pratot”, que tem como objetivo discutir os benefícios dos produtos orgânicos para a saúde e o meio ambiente. O evento integra a programação da 15° edição da campanha nacional de Produto Orgânico – melhor para a vida, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Comissão de Produção Orgânica na Bahia (CPOrg), que reúne entidades  governamentais,  a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e não governamentais.

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, destacou que “este espaço da discussão dos orgânicos é um local de militância pela vida e pela produção de alimentos saudáveis. O tema se insere no rol de princípios que norteiam a SDR, promove e fomenta a transição agroecológica, com foco no aumento da produção e no fortalecimento da agricultura familiar”.

Daniel Dourado, engenheiro agrônomo da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Portal do Sertão, ressaltou a importância da semana para a troca de experiências e avaliação das ações que vêm sendo executadas: “Esta semana é importante para refletirmos e avaliarmos sobre os esforços que as diferentes instituições vêm desenvolvendo no sentido de realizarem a transição agroecológica, que consiste na mudança do modelo tecnológico para a produção sem uso de veneno, tendo o agricultor como protagonista desta mudança, por reconhecer a necessidade de ter uma produção limpa e sustentável, na busca de maior autonomia e emancipação.”

A secretária executiva da CPOrg, Vanuza Damiana Paiva, reconheceu que muitos avanços foram alcançados ao longo dos anos em torno do segmento:“ Nós da comissão temos a função de atuar de forma integrada com a sociedade civil , buscando o crescimento e o desenvolvimento da produção orgânica e apoiando o agricultor familiar, conforme estabelecido na Lei de número  10.831/ 2003 e no decreto que a regulamenta a Lei 6323 de 2007. Avançamos bastante ao longo destes 15 anos com a organização do segmento da agricultura familiar orgânica. Hoje, eles integram o cadastro de agricultura orgânica do Mapa, o que traz credibilidade para que eles possam ter acesso a políticas públicas e programas de aquisição de alimentos, além de comercializar seus produtos em feiras regionais e locais”.

Sobre a campanha

A 15° edição da campanha nacional Produto Orgânico – melhor para a vida prossegue até maio de 2020. Dentre seus objetivos, está o de informar ao consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe do controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores. Também busca promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo