Entretenimento

Sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes é a convidada do Perfil e Opinião

Um segundo milagre atribuído à Irmã Dulce foi reconhecido por meio de decreto e, com isso, ela será proclamada Santa. Nesta quarta-feira (22), às 22h, na TVE Bahia, o Perfil e Opinião conversa com Maria Rita Pontes, jornalista e sobrinha da religiosa, que será a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada. Na entrevista, ela comenta a relação com a tia e a missão de assumir as Obras Sociais que leva o nome da beata.

Em 1991, em função do afastamento da freira baiana por motivos de saúde, Maria Rita foi convocada pelo conselho de administração das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) para assumir, interinamente, a direção dos trabalhos. A instituição filantrópica abriga atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do brasil, com mais de 3,5 milhões e atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do sistema único de saúde (SUS), entre idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua.

De lá para cá, Maria Rita vem desenvolvendo um trabalho social à frente da OSID, que foi premiada como a melhor organização não governamental da região nordeste do país, e uma das 100 melhores do Brasil. A instituição conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda, não só nas áreas de saúde e assistência social, como também em pesquisa científica, ensino em saúde, ensino fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo