CidadesDestaquePolíciaRecôncavoSanto Antônio de Jesus

Cinco cidades baianas figuram entre as dez mais violentas do Brasil e Santo Antônio de Jesus registra forte queda nos índices

Cinco municípios da Bahia aparecem entre as dez cidades mais violentas do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados reforçam o desafio enfrentado pelo estado no combate à criminalidade, ao mesmo tempo em que destacam avanços importantes em alguns municípios, como Santo Antônio de Jesus.

No ranking nacional, Eunápolis, no extremo sul da Bahia, ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas de Maranguape, no Ceará. Também figuram entre as dez cidades com os maiores índices de violência Porto Seguro, Simões Filho, Jequié e Juazeiro, evidenciando a concentração de elevados indicadores de mortes violentas em diferentes regiões do estado.

O anuário também mostra que a Bahia continua liderando o país em números absolutos de mortes violentas intencionais, mantendo-se ainda entre os estados com as maiores taxas de violência quando considerado o número de homicídios por 100 mil habitantes. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção da violência, ao fortalecimento das forças de segurança e à ampliação de ações sociais nos territórios mais vulneráveis.

Santo Antônio de Jesus apresenta redução histórica

Em contraste com o cenário estadual, Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, apresentou uma das reduções mais expressivas dos indicadores de violência registrados pelo levantamento.

O município, que em anos anteriores chegou a ocupar a segunda posição entre as cidades mais violentas do país e registrou, em 2024, uma taxa de 30,2 mortes por intervenção policial, reduziu esse índice para 1,8 em 2025.

Com a melhora dos indicadores, Santo Antônio de Jesus passou a ocupar a 170ª colocação no ranking nacional, uma mudança considerada significativa em relação aos anos anteriores.

A redução representa um avanço importante para a segurança pública local e indica uma alteração relevante no cenário da violência no município, embora especialistas ressaltem que a manutenção dos resultados depende da continuidade das ações de prevenção, investigação e integração entre os órgãos de segurança pública.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma das principais referências nacionais na análise da criminalidade e reúne informações oficiais fornecidas pelos estados brasileiros, servindo como base para a formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à segurança.

Magno Bastos

Fez Rádio e TV, Pedagogia é Especialista em Direito Educacional, Cronista Esportivo, Mestre de Cerimônia Locutor, Repórter, Apresentador e Produtor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo