
Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma caminhada especial pelas ruas da cidade em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. A ação contou com a participação ativa de estudantes das escolas Marineide Regina e José Marcelino, além de representantes do CRAS e do grupo de idosos acompanhados pela assistente social Fran.
“Foi uma manhã muito especial. A caminhada foi um gesto simbólico, mas com uma mensagem forte: sua vida importa. Saímos às ruas para mostrar à população que ninguém está sozinho, que existe apoio e que buscar ajuda é um ato de coragem”, destacou Tatiane Almeida, Secretária de Saúde.
Como parte das ações do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde também reforçou a estrutura dos serviços oferecidos à população na área de saúde mental. Atualmente, o município conta com uma equipe multiprofissional composta por:
- Três psicólogas
- Assistente social
- Psicopedagoga
- Fonoaudióloga
- Fisioterapeuta com especialização em crianças com autismo
- Neuropediatra (contratada em parceria com a Prefeitura e o Prefeito Baleia)
A neuropediatra realizou atendimentos no último sábado, marcando um avanço importante na oferta de serviços especializados para o público infantil. Além disso, a carga horária da psiquiatra foi ampliada neste mês, garantindo maior acesso aos atendimentos.
Atendimento Psiquiátrico com Demanda Espontânea
? Data: 16 de setembro
? Local: Unidade de Saúde
? Aberto ao público – não é necessário agendamento prévio
“Essa foi uma forma que encontramos de ampliar o acesso e dar oportunidade para que mais pessoas possam cuidar da sua saúde mental. Se você está enfrentando um momento difícil, procure nosso serviço. Estamos aqui para acolher e ajudar. Sua vida tem valor e merece cuidado”, reforçou a Secretária de Saúde.
