
O fortalecimento da educação do campo voltou ao centro das discussões educacionais com a realização de um grande evento sediado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reunindo lideranças de diversas regiões do país. Entre os participantes, esteve o professor Panfile, conselheiro estadual de educação e diretor do NTE 09, que destacou a importância da iniciativa e das parcerias institucionais na valorização da educação rural.
“Gostaria de parabenizar a UFRB, o professor Fábio Josué e a professora Terciana, pelo trabalho sério e militante na área da educação do campo. É muito gratificante participar de um evento tão potente, que reúne equipes de todo o Brasil para pensar políticas públicas e estratégias de valorização desse segmento”, afirmou Panfile.
A Bahia, segundo ele, possui o maior número de escolas do campo no país, o que reforça a responsabilidade do Estado em liderar políticas e ações voltadas à melhoria da educação rural. “Estamos felizes em sediar esse tipo de atividade aqui no nosso território, com a presença de representantes do MEC, de diversas universidades e de gestores locais. Isso amplia o alcance das discussões e fortalece a educação pública como um todo”, completou.
Parceria inédita entre Estado e UFRB
Um dos anúncios mais relevantes do encontro foi a formalização de uma parceria entre o Governo da Bahia e a UFRB, que resultou na abertura de uma turma especial do mestrado profissional em Educação do Campo, voltado para coordenadores pedagógicos da rede estadual. A ação visa qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente nas comunidades rurais.
A professora Poliana, diretora da área de Educação do Campo na Secretaria de Educação da Bahia e também conselheira estadual, esteve presente e deve apresentar um panorama da estrutura da secretaria voltada para o tema. “A participação da professora Poliana é simbólica e necessária. Ela representa o Estado e mostra que há um compromisso real com a educação rural”, comentou Panfile.
Além da formação continuada, o evento também reafirmou a importância da presença do Estado na garantia de direitos educacionais nas áreas rurais, onde o fechamento de escolas e a falta de infraestrutura ainda são desafios recorrentes.
Caminhos para o fortalecimento da educação rural
O evento, que segue com programação até o fim da semana, se consolida como um espaço de diálogo e construção de políticas públicas para o campo. Para o professor Panfile, encontros como esse são essenciais para consolidar avanços. “Fortalecer a educação do campo é garantir equidade. É reconhecer os saberes, os territórios e a cultura dos povos do campo, das águas e das florestas. E isso só é possível com políticas públicas firmes e com a presença do Estado”, concluiu.

