
O segundo dia do Seminário RedMulti, realizado no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Amargosa, está sendo marcado por intensos debates, apresentações culturais e o lançamento de uma plataforma digital dedicada à produção acadêmica sobre escolas multisseriadas. O evento, que reúne pesquisadores, educadores, gestores públicos e representantes de instituições de ensino superior, destaca-se como espaço de articulação em defesa da educação do campo, das águas e das florestas.
A programação desta terça-feira (02) uma apresentação cultural que acolhe os participantes, mantendo viva a integração entre arte e educação.
Realidade das escolas multisseriadas em pauta
A Mesa 4, realizada das 8h30 às 10h30, trouxe como tema o “Diagnóstico das condições de existência das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas”. Os palestrantes Luiz Paulo Jesus de Oliveira (UFRB e RedMulti), Maria do Socorro Silva (Dipecea/Secadi/MEC), Ralph Augusto Silva Faleiro (Consultor UNESCO/MEC) e Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG e RedMulti) destacaram desafios estruturais, pedagógicos e de gestão enfrentados por essas escolas, muitas vezes esquecidas nas políticas públicas nacionais.
A mesa evidencia que, apesar das adversidades, essas instituições mantêm papel fundamental na garantia do direito à educação em territórios rurais e tradicionais, além de preservarem saberes e práticas comunitárias.
Mapeamento de políticas públicas e agenda de pesquisa
Logo em seguida, a Mesa 5 (10h30 – 12h30) aborda o “Mapeamento de políticas, programas e práticas com as Escolas e Turmas Multisseriadas no Brasil”. A mesa será composta por representantes de diversas universidades, como UFRB, UFPA, UFG, UFMG, UFSC e UnB, apontou a necessidade urgente de ampliar o investimento em pesquisas que visem fortalecer a formulação de políticas públicas específicas para essas realidades.
Terciana Vidal Moura, uma das coordenadoras do RedMulti, destacou que “é preciso reconhecer a multisseriação não como um problema, mas como uma organização pedagógica legítima, que demanda apoio e valorização.”
Após a pausa para o almoço, o seminário retoma com mais uma apresentação cultural, reforçando a valorização das expressões artísticas locais como parte da formação integral.
Pronacampo e MEC anunciam ações para fortalecimento das escolas multisseriadas
Às 14h, a Mesa 6 discute o Novo PRONACAMPO e as ações da SECADI/MEC voltadas ao fortalecimento das escolas multisseriadas. Maria do Socorro Silva e Terciana Vidal Moura abordaram estratégias do governo federal para retomar políticas específicas para a educação do campo, com foco na formação de professores, melhoria da infraestrutura e valorização das práticas pedagógicas diferenciadas.
Aula inaugural e lançamento de portal
Dando continuidade à programação da tarde, a partir das 14h45, acontece a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) – Turma 2025.2, coordenada por Ana Cristina Nascimento Givigi. O momento foi marcado por reflexões sobre o papel da pós-graduação na transformação das realidades educacionais dos territórios tradicionais.
Às 17h, será realizada a Mesa 8, com o lançamento do Portal de Produções Acadêmicas sobre Escolas Multisseriadas, uma importante iniciativa coordenada por pesquisadores da UFRB, UFCG, UFMG e UFSC. A plataforma digital reunirá artigos, dissertações, teses e outros materiais produzidos em todo o país, fortalecendo a visibilidade e a articulação dos estudos na área.
Encerramento com arte e resistência
O segundo dia do evento segue até às 19h, com mais uma apresentação cultural que celebrando a resistência, a diversidade e os saberes populares presentes nos territórios do campo, das águas e das florestas.
O Seminário RedMulti segue até quarta-feira (3), reunindo vozes em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para os territórios historicamente marginalizados com cobertura da Criativa On Line.
