Cidades

Monte do Bom Jesus e a história da Pedra do Vaqueiro em Itaberaba

O Monte Santo do Bom Jesus, um relevo geográfico de Itaberaba, onde uma capela centenária recebe todo ano a procissão dos fiéis seguidores do Bom Jesus da Lapa, recebeu recentemente um mirante e urbanização, com a construção de uma praça denominada Praça do Poeta.

O resgate de um espaço considerado um dos melhores pontos panorâmicos da cidade, que do seu alto, a 295m do nível do mar, avista a cidade em todos os seus ângulos, além dos horizontes da caatinga, marcada ao longe, a 30km, pela Pedra que Brilha ou Ita-beraba.

A Praça do Poeta que já recebeu diversos movimentos da extinta Casa da Cultura, está exposta a Lenda do Vaqueiro, uma história misteriosa da tradição oral popular, que conta a queda de um vaqueiro do penhasco do monte, quando perseguia um boi no dia de Sexta-feira da Paixão, em plena Semana Santa.

Foi edificada tamb´me na praça, uma torre de 30m mantendo hasteada, diuturnamente, a bandeira do Brasil. Com iluminação especial, o mastro gigante pode ser visto à distancia, por todos os que se dirigirem para Itaberaba ou em viagem no sentido da Chapada Diamantina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo