Colunas

Pesquisa indica que 2 em cada 10 brasileiros já têm conta em banco digital

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Os bancos digitais fisgaram os brasileiros. Prometendo acabar com a burocracia dos serviços financeiros e chegar a pessoas que não têm acesso a bancos, as startups financeiras vêm crescendo em tamanho e em popularidade. É cada vez maior o número de brasileiros que está abandonando as visitas ao banco e passando a movimentar suas finanças exclusivamente online. Uma pesquisa encomendada pelo fornecedor global de tecnologia de serviços financeiros Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV) e realizada pela Toluna Insights concluiu que 20% dos brasileiros fecharam suas contas principais em bancos físicos e as migraram para bancos 100% digitais, onde todas as movimentações acontecem online e não há agências.

Ao entrevistar 600 brasileiros, a pesquisa descobriu que 18% já tem contas em bancos digitais, enquanto 61% ainda possuem conta financeira primária em um grande banco nacional. Essa cifra somada supera os 11% de brasileiros que optaram por terem suas contas em grandes bancos regionais de menor tamanho e alcance que as organizações nacionais. A maioria prefere interagir com seu banco de maneira digital, através de apps de mobile banking (43%) e internet banking (25%). Cerca de 16% ainda preferem as interações tradicionais em agências.

“O consumidor espera cada vez mais por experiências modernas e intuitivas, não importando qual banco ele escolha para ter sua conta principal”, explica René Salazar, vice-presidente de soluções bancárias da Fiserv para a América Latina.

A pesquisa apontou também que os jovens entre 18 e 34 anos são a faixa etária que mais se interessa pelos bancos digitais, com 21% dos entrevistados afirmando serem clientes de instituições com este perfil.

Confira abaixo os maiores bancos digitais do Brasil:

Banco Neon

Neste banco é possível abrir uma conta como pessoa física ou jurídica e ter acesso a cartões de crédito ou débito sem anuidade. Os clientes podem efetuar quatro saques gratuitos ao mês na rede Banco24Horas.

Banco Inter

O banco oferece conta gratuita para pessoas físicas, cartão de crédito sem anuidade, além de saques e transferências ilimitadas. Também são oferecidos serviços como financiamento imobiliário, investimentos, previdência privada e home broker.

Banco Original

O banco oferece opção de conta única para pessoa física e jurídica, com foco em microempreendedores e pequenas empresas. As contas podem ser acessadas através de uma app única e os clientes têm direito à uma maquininha de cartão de créditos grátis.

C6 Bank

Os ex-sócios do BTG Pactual fundaram o C6Bank, que oferece opções além da conta para pessoas físicas. Na opção mais simples, há transferências e saques ilimitados e um cartão de débito. O modelo intermediário de conta tem cartão de crédito e de débito, além de permitir investir em CDBs do banco. A opção C6 Carbon oferece acesso ao cartão Mastercard Black, que permite acesso a sala VIP em aeroportos, consultor de viagem e serviço de concierge.

Nubank

O que começou como um cartão de crédito sem anuidade se converteu um dos principais bancos digitais do Brasil, que hoje oferece uma conta sem tarifas, com cartão de crédito e saques na rede 24Horas. Não há taxas de transferência nem taxa de manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar