ColunasEducação

12 sinais de perigo em serviços de Coach & Mentor na Educação

Principais Ideias Por que um grande número de seguidores nas mídias sociais não significa que um especialista seja confiável. Como investidores iniciantes são presas perfeitas para empresas de coaching ilegítimas. O perigo de associar um estilo de vida luxuoso e “bem-sucedido” à experiência.

Existem algumas maçãs podres no negócio de coaching e mentoria que usam táticas de vendas gananciosas, agressivas e enganosas para promover programas de baixo valor e preços excessivos.

Simplesmente não está certo.

Essas empresas são principalmente empresas de marketing – e não empresas de treinamento – que vendem sonhos, em vez de treinamento educacional inovador. Essas distinções são importantes.

As empresas de marketing que oferecem baixo valor ao consumidor são um desserviço para todo o setor de educação financeira e dão um mau nome às empresas legítimas de treinamento.

Este guia é minha tentativa de limpar esse setor ao revelar as bandeiras vermelhas que podem alertar os consumidores inteligentes sobre uma possível maçã podre.

Não somos alarmistas aqui no Rota Financeira. Uma grande empresa de marketing ainda pode fornecer excelentes serviços de treinamento. As duas atividades não são, necessariamente, mutuamente excludentes. Eles podem coexistir … em teoria.

Infelizmente, eles geralmente não praticam – e isso é importante para o consumidor entender e tomar cuidado.

Por esse motivo, nenhum dos 12 sintomas a seguir (des)qualifica um programa de treinamento por conta própria. É o peso da evidência que você deseja prestar atenção e usar como motivação para uma maior responsabilidade.

Abaixo, está uma lista de verificação de características. Ela deve servir como sinais de alerta que você trata com um comerciante de ilusões, em vez de um coach financeiro legítimo.

1. História Quadriculada

Você geralmente não precisa se aprofundar muito para encontrar sujeira relevante em alguns grandes gurus que jogam o jogo dos sonhos dos comerciantes. Os principais mecanismos de pesquisa na Internet oferecem uma excelente ferramenta de avaliação. Por exemplo, de acordo com John T. Reed:

  • Charles Givens, autor de “Wealth Without Risk”, foi processado com sucesso por um ex-cliente por aconselhamento financeiro defeituoso e entrou com pedido de falência em 1995.
  • Robert Allen, autor de “Nothing Down” e “Creating Wealth”, declarou a falência em maio de 1996, após publicar vários livros mais vendidos.
  • Ed Beckley, autor de “Million Dollar Secrets”, declarou falência em 1987 e foi condenado a prisão federal por fraude eletrônica.
  • Dave Del Dotto, autor de “Cash Flow System”, foi acusado pela FTC de deturpar produtos em 1993 e entrou com o pedido de falência em 1995.
  • Wade Cook, autor de uma longa lista de best-sellers financeiros, declarou a falência duas vezes – em 1987 e 2003.

Esta lista não está completa. É apenas um pequeno trecho da pesquisa compilada por Reed mostrando o histórico financeiro sórdido de um número surpreendentemente grande de supostos especialistas em dinheiro. Informações como essas são livres para acessar e estão a uma simples pesquisa online de distância.

Imagine… se as práticas em finanças pessoais desses comerciantes oníricos os levam à falência, o que isso indica sobre a credibilidade de seus conselhos financeiros? Certamente não é encorajador.

Lembre-se: esses caras eram todos grandes nomes em seus dias e receberam uma enorme exposição na mídia, o que criou a aparência de legitimidade.

Minha sugestão é examinar a história jurídica do seu especialista financeiro antes de comprar seu conselho. Cada um dos especialistas citados acima eram profissionais de marketing bem-sucedidos, como comprovado por seus livros ainda vendidos, mas ensinavam falhas financeiras comprovadas por seus pedidos de falência.

Essas ocorrências funcionam como um endosso implícito – inesperado – incorporado à exposição massiva da mídia criada por campanhas de marketing e isso significa pouco – em termos de credibilidade e real segurança – para o consumidor.

Ou seja… você ainda deve pesquisar a história jurídica do seu potencial guru e prestar atenção às evidências factuais que indicam problemas em potencial – mesmo que ele seja famoso.

Muita publicidade em torno de um guru ou coach, não se traduz em credibilidade.

2. Informações Convencionais “Reembaladas” e com um Preço Alto

Muitos programas de “treinamento” e coaching cobram milhares de reais por informações que você pode comprar em uma livraria por menos de R$ 10,00.

Isso é particularmente verdadeiro para os grandes nomes, porque suas proezas de marketing e exposição na mídia criam uma aprovação implícita e um alto valor percebido por seus serviços. Isso diminui o ceticismo natural dos compradores, o que pode ser muito perigoso.

Um passo simples para evitar ser roubado é sempre verificar as livrarias e a Internet para ver se você encontra uma maneira mais acessível de aprender as mesmas informações – independentemente de quão famosa seja a pessoa por trás do produto.

Certifique-se de que o que eles estão ensinando seja suficientemente único e valioso para justificar o preço.

3. Táticas de Vendas de Alta Pressão

É relativamente simples distinguir educadores legítimos das organizações de marketing por suas práticas de vendas. Os coaches legítimos oferecem sessões de amostra grátis com o coach em que você trabalhará, para que você possa testar seus serviços em primeira mão e determinar se o ajuste é adequado.

As organizações de marketing mostram suas verdadeiras cores empregando vendedores profissionais que usam táticas de marketing de alta pressão, em um esforço para fechar uma venda para um “pacote de treinamento”.

Se alguém de uma empresa de coaching pressiona você a comprar, demonstrou claramente que seu foco é marketing e vendas – não coaching.

É antiético a confiança necessária para um relacionamento positivo de coaching, para permitir que táticas de vendas de alta pressão entrem em cena.

Você nunca deve ser pressionado a comprar um serviço de treinamento. Não é um bom começo para o relacionamento.

4. Descompasso entre O Publico Alvo X O Preço

A natureza demonstra que os predadores caçam doentes, feridos e inexperientes porque essa é a matança fácil. Os profissionais de marketing seguem o mesmo instinto natural quando promovem serviços caros de coach e mentoria para iniciantes.

Os iniciantes não têm experiência para separar charlatães de legítimos especialistas em finanças. Se o marketing enfatizar que “qualquer um pode fazer isso e não é necessário capital ou experiência inicial”, provavelmente você está lidando com um predador.

Se o coaching é comercializado em massa em vez de ser direcionado ao público restrito que pode se beneficiar verdadeiramente, é provável que você esteja lidando com uma organização de vendas e não com uma verdadeira empresa de coaching.

Como explico neste artigo, geralmente é uma péssima proposição de valor para um iniciante aprender as cordas por meio de serviços de treinamento com altos ingressos. É muito mais sensato construir uma base de inteligência financeira em livros de baixo preço e investir a diferença.

Deixo bem claro aqui que meus serviços de coaching de alto custo são a proposta de valor correta apenas para proprietários de empresas e investidores ativos – não para iniciantes.

Cuidado com as organizações de vendas que tentam comercializar em massa seminários de alto custo e serviços de treinamento para o maior e mais fácil mercado-alvo: iniciantes. Eles estão mostrando suas cores verdadeiras caçando a presa fácil e devem ser evitados.

5. Pacotes Fixos Pago Antecipadamente ou Obrigação Contratual

Se uma empresa de coaching exigir que você pague uma taxa alta, inicial e global, por um serviço prestado ao longo de vários meses, tenha cuidado. Provavelmente é um truque de marketing.

Pergunte a si mesmo: “Se o serviço é tão bom, por que não posso pagar um mês de cada vez ao consumir o serviço?” A resposta é simples. As estruturas de pagamento único são projetadas para extrair mais dinheiro do comprador do que ocorreria com base no pagamento conforme o uso.

Afinal, se o treinamento realmente agregar valor, você continuaria consumindo com prazer, para que não houvesse necessidade de prendê-lo com uma taxa inicial. Eles estão claramente dizendo que estão preocupados com o fato de você não gostar do serviço e querer parar de pagar.

É por isso que eles querem seu dinheiro antecipadamente e precisam trancá-lo em um contrato. Consumidores inteligentes devem ver essa prática como uma bandeira vermelha indicando “prossiga com cautela”.

Você não precisa pagar taxas iniciais ou de quantia fixa para começar a treinar com um especialista.

6. Política de Reembolso

A política de reembolso está claramente descrita em seus materiais de marketing e é razoavelmente liberal, para que você possa realmente obter um reembolso, se desejar?

Se você pesquisar o nome da empresa ou do guru na internet, encontra muitas reclamações sobre a restituição de reembolso?

Você deve desconfiar de qualquer serviço de treinamento e orientação que não descreva claramente sua política de reembolso e respeite-a sem reservas.

7. Segredos dos Ricos

Qualquer um que afirme ensinar os supostos “segredos dos ricos” é provavelmente um comerciante de ilusões. O segredo é que não há segredos.

Infelizmente, profissionais de marketing agressivos procuram explorar a fragilidade humana de querer acreditar que existem segredos que apenas os ricos entendem e explicam por que eles não têm dinheiro, mas os ricos sabem.

O fato é que quase tudo o que você precisa saber para gerar riqueza pode ser aprendido com pouco ou nenhum dinheiro e já está bem documentado e comprovado. A exceção a essa regra é o conhecimento especializado em nichos explicando novos desenvolvimentos e estratégias dentro de um setor.

Caso contrário, qualquer pessoa que afirme ter um conhecimento secreto da riqueza provavelmente é um comerciante de sonhos que utiliza um artifício de marketing que normalmente os treinadores legítimos evitam.

8. Ênfase no Estilo de Vida Luxuoso

Construir riqueza é um trabalho árduo, leva tempo e requer prudência financeira. Os vendedores de ilusão querem que você acredite que é rápido e fácil e requer pouco ou nenhum esforço.

Cuidado com os profissionais de marketing divulgando jatos particulares e iates luxuosos para mostrar o estilo de vida mais / melhor / diferente que você pode desfrutar quando aprende seus “segredos internos”. Isso não é vender informações educacionais, isso é promover um sonho.

O objetivo do profissional de marketing é fazer com que as glândulas gananciosas sejam salivadas o suficiente para superar o senso comum de prudência e cautela. Coachs legítimos não usam essas práticas de marketing.

Os ricos que eu conheço não usam jóias sofisticadas ou dirigem carros chamativos; eles levam estilos de vida confortáveis, mas relativamente normais, enquanto constroem sólidos portfólios consumindo menos do que podem pagar.

Eles trabalham duro para criar negócios e investir com prudência as suas economias.

O apelo de luxo é um truque de um profissional de marketing criado para aproveitar seu sentimento de falta e seu desejo de ter mais.

O recurso de enriquecimento rápido foi criado para ativar seu senso de direito e preguiça.

Não se deixe enganar por essas táticas de comerciante dos sonhos.

Não há segredos para construir riqueza. Não deixe a aparência de luxo enganar você.

9. Depoimentos Duvidosos

Depoimentos legítimos devem ser escritos pela pessoa real e fornecer seu nome completo e cidade. Cuidado com os depoimentos que parecem ter sido escritos por uma (mesma) pessoa ou forneçam alegações estranhas de sucesso sobre-humano.

Isso inclui depoimentos em vídeo e áudio que parecem legítimos na superfície, mas podem ser facilmente falsificados por atores profissionais (não ria – isso acontece com muita frequência … mais do que você imagina). Depoimentos desonestos são um truque de marketing criados para convencê-lo a partilhar o seu dinheiro.

10. Up-Sells

Ao comprar um seminário ou programa de treinamento, você deve receber um pacote completo das melhores coisas do guru, totalmente acionável como um único produto.

Infelizmente, as empresas de marketing não jogam limpo e usam uma estratégia de “compromisso progressivo” para separar você do seu dinheiro. Eis como funciona:

  • Você é apresentado a um seminário gratuito ou de baixo custo que não é divulgado como uma introdução, mas é promovido como “a solução dos seus problemas”.
  • Você participa do evento e é vendido a um evento acessível, retratado como o “pacote completo”, mas ele ensina apenas o básico.
  • No evento “básico”, você é apresentado a “oportunidade” de um evento grande… e caro.

Cada etapa desse processo é um compromisso financeiro progressivamente maior, projetado para extrair o máximo de dinheiro da maioria das pessoas.

Os profissionais de marketing sabem que você tem uma maior probabilidade de gastar mais, depois que realizar várias compras menores. Isso porque essas compras pequenas já estabeleceram um relacionamento, então, pagar mais caro fica mais fácil.

Empresas educacionais legítimas (como universidades) mostram toda a sua linha de produtos (currículo do curso) e não ocultam itens de alto valor que só são vendidos como isca e troca de produtos de baixo custo.

Além disso, tenha cuidado com os “pitch-a-thons”, onde você paga para um seminário para ouvir uma variedade de palestrantes desfila pelo palco vendendo seus cursos caros.

Ao comprar um produto ou serviço, você deve receber toda a educação pela qual pagou, e não um aperitivo intermediário, projetado para motivar sua fome pela refeição principal. Todo o currículo educacional deve ser divulgado antecipadamente e não oculto como um artifício de marketing de vendas.

Cuidado com os seminários que são apenas discursos de vendas disfarçados e não ensinam nada útil.

11. Status de “Best-Seller”

Cuidado ao comprar um programa de treinamento ou orientação de um guru de alto nível que desenvolveu grande exposição na mídia e chegou à lista de best-sellers.

Pergunte a si mesmo: “Com quem vou trabalhar?” Personalidades da mídia de alto perfil alcançam seu estrelato concentrando-se em sua mídia e marketing – e não em seu treinamento.

Na verdade, seria sensato olhar nos bastidores, porque muitas vezes a empresa de coaching nem sequer é administrada pelo guru. O treinamento é apenas um serviço de “marca própria” que é vendido e empacotado para uma variedade de gurus.

A empresa de coaching produz serviços genéricos de coaching como um produto de back-end para seus clientes guru, e o guru fornece o reconhecimento de marketing e marca que vende os serviços de coaching. É uma partida feita no céu para todos … exceto para o cliente.

12. Nova Modinha

A maioria das pessoas consegue construir riqueza superando seus obstáculos pessoais ao sucesso e aplicando estratégias atemporais e comprovadas com disciplina e persistência suficientes para, realmente, produzir resultados.

Não há nada moderno, sexy ou de vanguarda nessa fórmula. É um processo bem conhecido e totalmente comprovado para obter sucesso financeiro.

Infelizmente, não vende bem porque não tem apelo sentimental. É por isso que as empresas voltadas para o marketing pulam na última tendência (Moedas Digitais, Forex, Day Trade, etc.) com programas de treinamento elaborados para aproveitar o que é bom e as notícias – ele vende bem.

Se você comprar o mais recente e moderno seminário de investimentos, em vez de se concentrar na aplicação de sabedoria atemporal, saiba que provavelmente está lidando com uma organização orientada para o marketing, e não com uma empresa focada em sua educação e sucesso a longo prazo.

Cuidado com as organizações de coaching que usam marketing agressivo e enganoso.

É importante entender a diferença entre um comerciante dos sonhos focado em maximizar as vendas e um coach legítimo que está focado no seu sucesso.

Eles são facilmente separados por suas táticas de negócios e as migalhas de evidências deixadas para trás na trilha de marketing.

Abaixo estão as 12 migalhas deixadas pelos comerciantes dos sonhos que servem como sinalizadores vermelhos para aumentar sua preocupação e motivar uma maior diligência:

  1. Uma história legal quadriculada, indicando problemas passados.
  2. Conteúdo genérico vendido por preços altos que poderiam ser comprados por trocados em uma livraria.
  3. Táticas de vendas de alta pressão que são antitéticas à confiança necessária para um relacionamento de coaching bem-sucedido.
  4. Promove produtos de alto preço para iniciantes.
  5. Taxas iniciais de fixas cobradas por programas de vários meses ou obrigações contratuais que limitam sua capacidade de deixar de pagar.
  6. Nenhuma política de reembolso ou dificultam o recebimento de reembolsos.
  7. Promove “segredos dos ricos”.
  8. Vende sonhos de um estilo de vida luxuoso, em vez da realidade do trabalho duro e da prudência financeira.
  9. Usa depoimentos falsos.
  10. Usa uma fórmula de compromisso progressivo de compra e venda, em vez de divulgar o currículo educacional completo antecipadamente.
  11. Usa o status de best-seller para criar um grande conjunto de leads de vendas que são redirecionados para uma empresa de coaching não pertencente ou operada pelo “guru”.
  12. Promove seminários e programas de treinamento baseados em tópicos populares da moda, em vez de ensinar princípios atemporais que funcionam em qualquer condição de mercado.

Fonte: Site Rota Financeira

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo